Cidade de Teresópolis

Cidade de Teresópolis

A Cidade de Teresópolis está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens com montanhas, rios, cascatas e rica flora e fauna pertencentes à Mata Atlântica. As origens de Teresópolis datam da primeira metade do século XIX. O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A família imperial apreciava as belezas naturais e o clima da região, aonde vinham para descansar.

Situada a 880 metros de altitude, Teresópolis possui as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 22° 24′ 44” Sul, Longitude: 42° 57′ 59” Oeste. É a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e, portanto, uma das de clima mais frio. A região onde se encontra a cidade era habitada, no século XVI, por Índios Timbiras, antes mesmo da chegada dos portugueses. O centro da cidade tem uma temperatura média anual de dezenove graus Celsius e na vegetação do município predomina a  mata atlântica.

Teresópolis tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, pois abriga sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também do Parque Estadual de Três Picos. A cidade também é sede do Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary. Para além, a cidade conta com outras edificações de valor histórico, cultural e/ou ambiental.

Imagem e Texto: Chris Rocha

Deixe uma resposta