Dedo de Deus

Dedo de Deus

Você conhece uma das serras mais lindas de nosso país? A paisagem cercada de montanhas faz da Serra de Teresópolis, com seus belos contornos, uma vista inesquecível.

Na subida da Serra, a caminho de Teresópolis, é possível avistar o Dedo de Deus em vários trechos da estrada. Ele é um pico com 1.692 metros de altitude, cujos contornos se assemelham a uma mão apontando o dedo indicador para o céu. Um dos monumentos geológicos da Serra dos Órgãos, na Serra do Mar, localizado entre as cidades de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis, RJ, sendo belíssima a sua visualização no Mirante do Soberbo, localizado na BR-116, próximo à entrada do município de Teresópolis.

Duas curiosidades importantes que cabe ressaltar: o Dedo de Deus é um símbolo do Estado do Rio de Janeiro e aparece estampado na bandeira e no brasão do mesmo; Teresópolis é a Capital do Montanhismo e os teresopolitanos José Teixeira Guimarães e os irmãos Américo de Oliveira (Acácio, Alexandre e Raul Carneiro) pisaram pela primeira vez o topo da formação rochosa em 9 de abril de 1912. Não é interessante?

Texto e Fotografia: Chris Rocha

Deixe uma resposta