PRIMAVERA EM TERESÓPOLIS

flores arabotânica p

 

Sejamos como a primavera que renasce cada dia mais bela… exatamente porque nunca são as mesmas flores. (Clarice Lispector)

Para quem aprecia Teresópolis, e o contato com a natureza, uma excelente opção é a Arabotânica. Um local muito belo, que possibilita, em um espaço paisagístico especial, a visitação e aquisição de plantas e flores. É possível conhecer orquídeas campeãs, presentes em exposições de referência no Brasil, como também inúmeras outras plantas ornamentais. Além de visitar as exposições, também é possível realizar uma caminhada ecológica de 350 metros pela mata atlântica. Vale a pena conhecer!

Segue o contato e endereço:

21 3641.2985 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Est. Francisco Smolka, 601 - Quebra-frascos - Teresópolis - RJ

(Foto de Flores do Arabotânica. Chris Rocha)

CIRCUITO TERE-FRI

circuitoSão 68 quilômetros de lugares encantadores e aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. O Circuito oferece diversos atrativos, tais como: Cachoeira dos Frades e a Mulher de Pedra com 2.400m de altitude. Sua denominação provém da semelhança com a silhueta de uma mulher deitada.

Em todo o percurso da estrada, o clima convida a passeios a cavalo e caminhadas em meio a belas paisagens, cercadas de muito verde e riachos de águas cristalinas. À noite, o clima de montanha convida à uma lareira, saboreando uma taça de vinho ou um chocolate quente.

GRANJA COMARY

Granja

A Granja Comary  é um "cartão postal" do Município de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro,  Brasil. Localiza-se em um dos bairros mais nobres da cidade e .atrai turistas pela bela paisagem composta pelo Lago Comary, de cujas margens podem ser vistos os picos da Serra dos Órgãos, incluído o Dedo de Deus.

Granja Comary é o nome pelo qual é conhecido o Bairro Carlos Guinle, cuja origem relaciona-se ao loteamento da antiga fazenda de Carlos Guinle, realizado a partir de 1951. É muito divulgada por abrigar a sede da Seleção Brasileira de Futebol, em área que foi adquirida pela Confederação Brasileira de Futebol em 1978 e transformada em local de concentração da seleção em 1987. Conta com mais de 150 mil metros quadrados de área verde, divididas entre cinco campos, infraestrutura para atendimento aos atletas e um moderno centro de treinamento.

 

(Foto Granja Comary - Chris Rocha)

FEIRARTE

feira

A feira de artesanato (Feirarte), na Praça Higino da Silveira, funciona todos os sábados, domingos e feriados e reúne artistas populares e artesãos da cidade. São comercializadas: cerâmicas, roupas, tricô, bijuterias, prata, palha, couro, camurça, plantas desidratadas entre outros artigos de artesanato, além de conservas e biscoitos. Na Praça de Alimentação, o visitante encontra churrasco, grelhados, yakissoba, pastéis, comida baiana (acarajé), sanduíches, salgados, tapioca e vários petiscos. Um trenzinho, cavalos e charretes integram a área de lazer no entorno. 

Praça Higino da Silveira - Alto

CIDADE DE TERESÓPOLIS

IMG 20180627 095246610

A Cidade de Teresópolis  está localizada no topo da Serra dos Órgãos, cercada de lindas paisagens como montanhas, rios, cascatas e possui uma rica flora e fauna, sendo muitas espécies pertencentes à Floresta Atlântica. As origens de Teresópolis datam da primeira metade do século XIX. O nome da cidade é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II. A família imperial apreciava as belezas naturais e clima desta bela região serrana, onde vinham para descansar.

Situada a 880 metros de altitude, de Teresópolis tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 22° 24' 44'' Sul, Longitude: 42° 57' 59'' Oeste. É a cidade mais alta do estado do Rio de Janeiro e, portanto, uma das de clima mais frio. A região onde atualmente situa-se Teresópolis era habitada no século XVI por Índios Timbiras, antes mesmo da chegada dos portugueses. O seu centro tem uma temperatura média anual de dezenove graus Celsius  e na vegetação do município predomina a  mata atlântica.

Tem sua identidade ligada diretamente ao turismo natural, abrigando uma sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Estadual de Três Picos, além de ser sede do Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary, e de contar com outras edificações com valor histórico, cultural ou ambiental.

 

(Foto Paisagem de Teresópolis - Chris Rocha)

PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS

pico medio 1Com 46.350 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é o maior do estado do Rio de Janeiro, representando 75% de toda a área verde protegida, abrangendo os municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Silva Jardim. O parque preserva o cinturão central de Mata Atlântica do Estado e apresenta os mais elevados índices de biodiversidade de todo o Estado. Muitas espécies altamente ameaçadas, especialmente grandes mamíferos como o porco do mato, a lontra e a jaguatirica ou aves como o gavião-pega-macaco, ali encontram refúgio. O parque encerra muitas trilhas, escaladas e cachoeiras de inigualável beleza, oferecendo ainda áreas para piquenique e balneário. 

Estrada do Jacarandá, s/nº- Jacarandá - Teresópolis / RJ - Horário de funcionamento: diariamente das 8h às 17h - Entrada Franca

TRILHA SUSPENSA – PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

IMG 20180716 WA0007

A Trilha Suspensa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem cerca de 1.300 metros e seu acesso se dá pelo final da estrada da Barragem. A trilha é construída em tablado, em piso de madeira ou outro material apropriado, com corrimão e com altura de 1 a 8 metros, dependendo do trecho. Possibilita a visão da copa das árvores, entremeadas com raízes, plantas diversas e do paredão rochoso. É acessível e, dependendo do dia, é possível avistar alguns animais de nossa fauna, como Quatis, Macaco prego entre outros. Acessando a trilha Suspensa pela parte de baixo, próximo a casa do Pesquisador, você pode acessar o poço Ceci & Peri, um pequeno mas  ótimo local para banho.

No Parque Nacional da Serra dos órgãos você encontra belos cachoeiras, trilhas, área para piquenique, camping, estacionamento e muito mais.

O Parnaso – que ocupa 20.024 hectares protegidos nos municípios de Guapimirim, Petrópolis, Teresópolis e Magé – é a maior rede de trilhas do Brasil: mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas e que tem como parada a nossa Pedra do Sino.

 

(Foto Trilha Suspensa - Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Chris Rocha)

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

IMG 20180630 WA0096

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), criado em 1939, abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, uma área de cerca de 20 mil hectares.É o terceiro mais antigo parque nacional brasileiro.

O Parnaso abriga uma rica fauna e flora típica da encosta atlântica brasileira e oferece muitas possibilidades de lazer e várias atrações, como trilhas para trekking, cachoeiras, áreas de escalada, uma piscina natural, além de dezenas de belíssimos recantos.

Horário de Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h. Entrada em outros horários permitida somente para montanhistas, com ingresso previamente adquirido. 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS Av. Rotariana s/n.º - Soberbo - Tel.: (21) 2152-1100 (Sede Teresópolis) Tel.: (21) 3633-1898 (Sede Guapimirim) - Tel.: (24) 2236-0365 (Sede Petrópolis) - Site: www.icmbio.gov.br/parnaso E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(Foto Paisagem Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Chris Rocha)

SOBRE O CIRCUITO TERE-FRI

SOBRE O CIRCUITO TERE-FRI

IMG 20180826 WA0005

 

Vindo a Teresópolis, você pode aproveitar para passear pelo Circuito Tere-Fri, que liga as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis, no coração da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A estrada possui uma deliciosa vista. Em parte dela, você visualizará a Mulher de Pedra, que é um conjunto montanhoso localizado no município de Teresópolis e seu cume é divisa entre Teresópolis e Cachoeira de Macacu, Estado do Rio de Janeiro. O Morro é chamado de Mulher de Pedra por assemelhar-se à figura de uma mulher deitada, cujo recorte é reproduzido pelos cimos das montanhas.

Você poderá vistiar lugares encantadores. No trajeto é possível encontrar antiquários, lojas de artesanato, móveis, cerâmicas da Amazônia e muitas curiosidades. O cenário ideal para passeios e descobertas, em meio ao convidativo clima da montanha. Aproveite essa estrada, desfrutando de preciosos momentos de lazer.

 

(Foto Vista Tere-Fri: Chris Rocha)